Carregamento de scripts
barra-limite-esquerda
barra-limite-direita
Incio do menu
Incio do contedo

MPF terá exibições gratuitas de filmes sobre os 50 anos do golpe militar a partir de segunda-feira em SP

Ligado . Publicado em Ditadura Militar

Além do MPF, que fica na região da Paulista, mostra terá exibições na Cidade Universitária e na rua Maria Antônia. Quem assistir a 5 dos 8 filmes na PRR-3 poderá solicitar certificado de participação


Terá início na próxima segunda-feira (31/03) a série de exibições de filmes sobre os 50 anos do golpe militar na Procuradoria Regional da República da 3ª Região (PRR-3). Com entrada franca e sessões às segundas, quartas e sextas no auditório da Procuradoria (Av. Brigadeiro Luis Antonio, 2020 – térreo), o Ministério Público Federal em São Paulo fará 8 exibições, das quais quatro contarão com debates após a sessão. Haverá expedição de certificado para quem participar de cinco dessas exibições (os interessados deverão solicitar a emissão aos organizadores, no início da mostra).  

Essas exibições fazem parte da Mostra de Cinema e Seminário “50 anos do golpe: o regime militar no cinema brasileiro”, realizado pelo MPF em parceria com o Cinusp e com a Unifesp. Evento que exibirá 26 filmes produzidos entre 1971 e 2013, com a realização de 11 debates com diretores, atores, ex-presos políticos, historiadores, jornalistas, políticos e membros do MPF.

Além das projeções na Procuradoria, haverá sessões no Cinusp da Cidade Universitária (sessões de segunda a sexta-feira, na Rua do Anfiteatro, 181, favo 4) e no Centro Universitário Maria Antônia (sessões nas sextas, sábados e domingos, na Rua Maria Antônia, 294, 1º andar), totalizando 44 projeções entre os dias 26 de março e 13 de abril.

9034 ctz ditadura baixa

 

Os filmes selecionados retratam diversos aspectos do autoritarismo no Brasil e sua influência na vida política, social, estudantil e econômica do país. Com diferentes enfoques, a mostra traz clássicos do cinema brasileiro, (como Eles não usam Black Tie, de Leon Hirszman e Cabra Marcado para Morrer, de Eduardo Coutinho, ambos da década de 1980), revisita sucessos recentes (tais como Hoje, de Tatá Amaral e O dia que durou 21 anos, de Camilo Tavares) e dedica espaço a documentários sobre os impactos da ditadura militar para a sociedade brasileira.

A mostra pretende fomentar reflexão e debate sobre a origem e as consequências do golpe de Estado de 1964, assim como estimular a sensibilização do público sobre a necessidade de proteção dos direitos humanos, independentemente de ideologias e visões políticas. Os trabalhos selecionados ajudam no processo de construção da memória e de valorização da verdade e da justiça e convidam a pensar sobre os legados da ditadura na democracia brasileira, mesmo após 50 anos do início do regime autoritário e quase 30 anos do retorno do governo civil.

A curadoria da mostra está a cargo de Rodrigo Medina Zagni, professor da Unifesp, e de Marlon Alberto Weichert, procurador regional da República e coordenador do grupo de trabalho Memória e Verdade da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão do MPF. A Mostra de Cinema e Seminário “50 anos do golpe: o regime militar no cinema brasileiro” é realizada pela Procuradoria Regional da República da 3ª Região (MPF – PRR-3), pelo CINUSP Paulo Emílio, pelo grupo de pesquisa Conflitos Armados, Massacres e Genocídios na Era Contemporânea, da Unifesp, e pela Comissão da Verdade Marcos Lindenberg.

 

PROGRAMAÇÃO DA MOSTRA NA PRR-3
31/03 | segunda
17h00
Filmes: VERDADE 12.528 | O FIM DO ESQUECIMENTO


02/04 | quarta
17h00
Filme: O DIA QUE DUROU 21 ANOS
DEBATE COM FLÁVIO TAVARES E MARLON WEICHERT
Tema: OPERAÇÃO CONDOR

 

04/04 | sexta
11h00
Filmes: MEMÓRIAS DO CHUMBO: O FUTEBOL NOS TEMPOS DO CONDOR – BRASIL + CHILE
DEBATE COM LÚCIO DE CASTRO LIRA ALLI
Tema: FUTEBOL E DITADURA

17h00
Filmes: MEMÓRIAS DO CHUMBO: O FUTEBOL NOS TEMPOS DO CONDOR – URUGUAI + ARGENTINA


07/04 | segunda
17h00
Filme: CABRA MARCADO PARA MORRER


09/04 | quarta
17h00
Filme: REPARE BEM
DEBATE COM DENISE CRISPIM E PEDRO BARBOSA PEREIRA NETO
Tema: VERDADE E MEMÓRIA


11/04 | sexta
11h00
Filme: ELES NÃO USAM BLACK-TIE
DEBATE COM LUCIANO CASTRO LIMA E GUSTAVO SEFERIAN
Tema: MOVIMENTO OPERÁRIO


17h00
Filme: HOJE

 

Veja também a PROGRAMAÇÃO COMPLETA e CARTAZ OFICIAL da Mostra e cartaz oficial

 

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria Regional da República da 3ª Região
Fones: (11) 2192 8620/8766 e (11) 99167 3346
email: prr3-ascom@mpf.mp.brtwitter: @mpf_prr3

 

 

 

 

Incio do menu completo